sexta-feira, 4 de março de 2011

Floresta de Coníferas - Floresta Boreal

A Taiga é um tipo de floresta tipicamente do hemisfério norte do planeta, em regiões onde a temperatura chega a -54ºC e raramente passa dos 21ºC.

Também conhecida como Floresta de Coníferas, ou Floresta Boreal, a Taiga perfaz uma faixa que abrange a Ásia, América do Norte e Europa e está limitada ao norte com a Tundra, e ao sul com a Floresta Temperada.
A vegetação da taiga apresenta uma boa adaptação ao clima extremamente frio dessas regiões.
Espécies como as coníferas e pinheiros possuem suas folhas com superfícies pequenas para reduzir o processo de evapotranspiração uma vez que a água é escassa, pois a que está presente no solo está congelada. O formato cônico (pinheiros, por exemplo) das copas ajuda a evitar o acúmulo de neve. E as folhas são revestidas por uma espécie de resina que evita que as folhas congelem e facilita o retorno ao processo de fotossíntese logo que se inicia o verão. Outras árvores típicas dessa região são os abetos, espruces e larícios.
Os extratos arbustivos e herbáceos quase não se desenvolvem nesse tipo de floresta devido à neve no solo e ao frio intenso.
A região possui duas estações bem definidas, o inverno bastante rígido e o verão com temperaturas abaixo de 20ºC. No verão os dias são longos enquanto que no inverno, os dias são mais curtos e a precipitação cai sob a forma de neve.
No período de calor a neve derrete em alguns lugares formando lamaçais ideais para o desenvolvimento de vários insetos. Estes servirão de alimento para as espécies de aves que habitam a região.
A fauna compõe-se de renas, ursos, lobos, raposas, linces, arminhos, coelhos, lebres e diversas espécies de aves como os falcões. Para se proteger do frio os animais podem hibernar (urso, por exemplo) ou trocar de pele ou de cor (arminho), ou, ainda, migrar para regiões mais quentes (aves). Outra maneira de se proteger é desenvolvendo pêlos e peles adaptados ao clima extremamente frio (lobos, ursos).

Morfologia

As folhas da maior parte das coníferas são agulhas longas e finas, mas as Cupressaceae e algumas Podocarpaceae têm folhas em forma de escama. Os estomas encontram-se em linhas ou manchas nas folhas e podem fechar-se quando o tempo está demasiado seco ou frio. As folhas são geralmente verdes escuras o que ajuda a absorver o máximo de energia do fraco calor solar das altas latitudes ou por baixo das copas duma floresta. Na maior parte dos gêneros, as folhas são persistentes, geralmente conservando-se por vários anos antes de caírem. As copas das arvores como as das sequóias pode atingir a espessura de 50 cm

Curiosidades

As espécies de coníferas detêm vários recordes. Os seres vivos mais altos, mais corpulentos e mais velhos que existem na Terra pertencem às pinófitas. O mais alto é uma sequóia que foi relatada como tendo uma altura de 112,34 m. O mais corpulento é uma outra sequóia que tem um volume de 1486,9 m³. A árvore com o maior diâmetro de tronco é um cipreste de Montezuma, com 11,42 m de diâmetro, e a mais velha é um pinheiro com 4700 anos.
Apesar do número total de espécies de coníferas ser relativamente pequeno, elas têm imensa importância ecológica, uma vez que são as plantas dominantes em vastas áreas da Terra, principalmente nas florestas boreais, mas também em montanhas com clima semelhante em regiões temperadas ou tropicais.
Muitas coníferas produzem resina para proteger a árvore da infestação por insetos ou fungos. O âmbar é exemplo de uma resina fossilizada.
Muitas espécies destas árvores têm um grande valor econômico, principalmente para a produção de madeira.


Mapa de Ocorrência da Taiga no Mundo


23 comentários:

  1. gostei do plano de fundo do blog :D parabéns meninas /bia castro

    ResponderExcluir
  2. PRIMEIRAMENTE GOSTEI MUITO DO "NOME" DO BLOG! BEM EXPLICADO! QUÉSIA

    ResponderExcluir
  3. É uma tipo de floresta bastante interessante e que desenvolve várias maneiras de resistir e não ser extinta !OBS:(Nomedoblogbastanteousado...

    ResponderExcluir
  4. Uma florestas que consegue viver em dificies condiçoes e que tem uma grande importancia para o planeta, aleás de ter uma diversidade de bichos e especies. uma floresta que quebra recordes.

    ResponderExcluir
  5. Isso mostra a importância das Florestas de Coníferas para a vegetação do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas! Gostei muito do blog. Vocês atenderam os requisitos do trabalho. Contudo, para tornar o trabalho perfeito é preciso incluir um mapa de ocorrência da Taiga no mundo. Vocês tem até o dia 13 de março para incluir essa informação.

    ResponderExcluir
  7. Bem resumido, porém completo. Bem legal, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito interessante a maneira como as folhas das coníferas e pinheiros são feitas para resistir ao frio. Gostei do trabalho, bem resumido, mas objetivo.

    ResponderExcluir
  10. Está bem interessante o trabalho, com muitas informações fáceis de entender, muito bom.
    Att, Paulo André Torres

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito bom o trabalho, com informações bem resumidas e de fácil entendimento.
    Luana Santos Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. O trabalho está bem legal, bem resumido mais com ótimas informações! Parabéns ..

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O trabalho ficou ótimo,bem resumido mas fácil de entender!
    Caio Daudt

    ResponderExcluir
  15. Nossa muito interessante o trabalho de vocês, com bastante informações e bem resumido. Achei bem interessante ate por que não sabia sobre as folhas que são revestidas por uma espécie de resina que evita que as folhas congelem e facilita o retorno ao processo de fotossíntese logo que se inicia o verão.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. muito bom,e eu achei interessante a adaptação da vegetação

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. A estética do trabalho está muito boa, e o assunto bem interessante, principalmente a parte de curiosidades. Parabéns meninas !

    ResponderExcluir
  19. é uma floresta bem interessante, por conseguir se manter, o trabalho tbm fico bem explicativo e ficou muito bom por que te informa bastante!
    beeem legal!parabéns!
    mariana rosario

    ResponderExcluir
  20. Gostei do blog de vocês. Achei que ficou com um bom conteúdo e não muito extenso. Adorei as curiosidades! Ana Carolina (:

    ResponderExcluir
  21. Gostei do trabalho, deram todas as informações necessárias, porém resumiram - isso é interessante.

    ResponderExcluir
  22. Bem resumido e interessante, as informações estão bem explicitas e faceis de entender. Parabéns... Marcelly

    ResponderExcluir